Nova Venécia é selecionada para apresentação de trabalho sobre educação especial na USP

Equipe Técnica da Educação Especial com a Colaboradora Técnica do IFES - Campus Nova Venécia/ES e a Secretária Municipal de Educação

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), participará do II Simpósio Nacional da Rede Fineesp: pautas para a garantia do Financiamento da Educação Especial.

O evento tem como objetivo discutir os recursos públicos direcionados à Educação Especial e sua articulação com as políticas e práticas educacionais na educação básica.

Nova Venécia encaminhou à banca da Rede Fineesp (Rede de Pesquisadoras/es sobre Financiamento da Educação Especial) um resumo dos trabalhos realizados entre os anos de 2021 a 2024 no município. No dia 16 de abril de 2024, recebeu a carta de aceite e foi convidado a  participar do simpósio. A apresentação será feita pela Secretária Municipal de Educação no dia 16 de maio de 2024.

Dentre as ações apresentadas, estão as práticas aplicadas no município como a elaboração das Diretrizes Operacionais da Educação Especial, sendo este o documento norteador elaborado para a organização dos atendimentos dos alunos vinculados à educação especial.

Nova Venécia possui hoje 423 alunos público-alvo da Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino, um crescimento de 170% (cento e setenta por cento) em relação a dezembro de 2021.

Segundo a secretária, o trabalho direcionado à Educação Especial é feito de forma constante, de acordo com as demandas. “É de extrema importância nortear por meio das diretrizes as ações realizadas. Este aceite para a apresentação é o reconhecimento do trabalho de toda a rede, considerando que tudo foi realizado com a participação de diversos segmentos”, explicou a gestora.

Secretária Municipal de Educação e Equipe da Educação Especial

Secretária Municipal de Educação e Servidora do Instituto Federal do Espírito Santo