Nova Venécia oferta curso inédito de robótica para professores da rede municipal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, depois de alguns meses de articulação, lançou, na terça-feira, 8, o curso de extensão TechEduCap: Capacitação para o Futuro Digital – Iniciação à Robótica Educacional para Professores

A Seme informou que as inscrições já estão disponíveis conforme estabelecido para o Processo Seletivo 020/2024, entre os dias 8 e 11 de outubro, e devem ser feitas exclusivamente pelo link https://forms.gle/RaP4JjsjNSuge6id7. O início das aulas acontece no dia 4 de novembro.

Com carga horária de 180 horas, o curso tem o objetivo de capacitar professores e profissionais da educação para integrar a robótica no processo de ensino-aprendizagem, utilizando ferramentas tecnológicas e metodologias ativas, com o intuito de promover a inclusão digital, estimular o pensamento computacional e o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais dos alunos.

Segundo o servidor do Ifes e coordenador do curso de robótica, Sollyvan Rangel Mazziolli, a capacitação de professores é uma ação muito abrangente. “O curso de robótica não só atende às demandas educacionais emergentes, como também se alinha às diretrizes estratégicas do Ifes, contribuindo para o fortalecimento da educação tecnológica e para a formação de uma sociedade mais inclusiva e preparada para o futuro”, avaliou.

A técnica pedagógica da Seme, responsável pelo Programa de Formação Continuada dos Profissionais e Trabalhadores em Serviço, Eglieni Trevezani, disse que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes essenciais para o desenvolvimento de competências fundamentais nas diversas etapas da educação básica. “A inclusão da computação no currículo é uma dessas diretrizes, os professores podem se preparar para uma experiência transformadora em sua prática pedagógica com conhecimentos em robótica educacional”, salientou.

O TechEduCap: Capacitação para o Futuro Digital – Iniciação à Robótica Educacional para Professores conta com 40 vagas, as aulas são ministradas na modalidade híbrida, com atividades a distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle 3.9, e encontros presenciais, a serem definidos de acordo com a disponibilidade da turma.

O curso tem duração de 12 semanas, podendo ser estendido caso necessário, e, havendo demanda, novas turmas serão abertas. A carga horária está distribuída entre disciplinas como Ambientação no Ensino EAD, Pensamento Computacional, Introdução à Linguagem de Programação, Programação em Blocos, Simulador Roberta Lab, Robótica Educativa com Componentes para Arduino e Tinkercad e Robótica Educativa com LEGO Spike.

Para a secretária Municipal de Educação, a capacitação de professores é fruto de um diagnóstico baseado no relacionamento contínuo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) com redes de ensino e instituições educacionais da região. “A crescente demanda por inovação pedagógica, aliada à necessidade de inclusão tecnológica no ambiente escolar, motivou a criação deste curso, que visa preparar professores para integrar a robótica em suas metodologias de ensino que em 2025 integrará ao currículo brasileiro a “BNCC da computação” e o cumprimento será condicionalidade para receber complementação do Fundeb”, explicou.

Mais informações como o cronograma, critérios e pré-requisitos, o candidato pode encontrar no edital, no link https://novavenecia.ifes.edu.br/processos-seletivos/editais-internos/16970-edital-20-2024-processo-seletivo-simplificado-do-curso-de-extensao-techeducap