A Prefeitura de Nova Venécia esteve representada no Seminário Nacional Educar pra Valer pela secretária municipal de educação e pela articuladora do programa Alfabetização Aqui é pra Valer, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, com o objetivo de fazer uma imersão no sistema educacional de Sobral, no Ceará, por meio de painéis, palestras, rodas de conversa, reuniões estratégicas e visitas técnicas às escolas municipais.
Recebidos pelo prefeito anfitrião, o diretor executivo da Associação Bem Comum (ABC), parceira do programa Educar pra Valer, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto fez a abertura do evento que contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas dos municípios, que recebem consultoria educacional do Programa periodicamente. Segundo o especialista, o Seminário Educar pra Valer 2022 promove momentos importantes de articulação nacional para fortalecer as políticas públicas em prol da alfabetização de crianças. Além de outros parceiros, como Fundação Lemann que também deixou sua colaboração na ocasião.
Após a abertura, os participantes visitaram as escolas de Sobral para observar a estrutura e as ações implementadas e foram acolhidos por apresentações culturais desenvolvidas pelos estudantes.
Para articuladora do programa Educar pra Valer de Nova Venécia, o grande diferencial do Seminário foi a visita às salas de aula de Sobral. “Como já contamos com as formações dos profissionais, o monitoramento, a assessoria técnica e acompanhamento do Programa, foi muito relevante conhecer de perto essa realidade que traz tantos resultados. E a lição que fica é a importância de cada um exercer com afinco sua função”, observou a servidora.
Já na roda de conversa dos secretários municipais, o tema tratado foi “Dimensões administrativas que impactam a eficiência do sistema educacional”, coordenada pelo consultor legislativo da Câmara Federal para a área de Educação, Cultura e Esporte, com apresentação de secretário de educação de Sobral e participação da secretária de educação de Olinda.
O secretário de educação de Eusébio/CE fez um histórico das medidas de gestão que mudaram a política educacional de Sobral, à tarde, prefeitos e secretários estiveram juntos para debater os “Pilares de Gestão da Escola”.
Como o prefeito de Nova Venécia não pôde estar presente ao evento, teve a oportunidade de fazer sua participação virtual. Em suas colocações, falou da prioridade dada à alfabetização no município. “Nós fomos em busca de parceria e somos gratos por termos feito a adesão ao Programa e pelo trabalho que a equipe vem realizando durante as visitas técnicas no município. Para nós, disse o prefeito, que não participou presencialmente por cumprir uma agenda em Brasília, “A Alfabetização Aqui é pra Valer”, fazendo uma alusão ao nome do programa municipal.
No segundo dia de Seminário, os “Os três pilares que compõem o sistema de gestão educacional de Sobral”, a “Implementação de Políticas Educacionais e Equidade” e o “Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação” tiveram ampla discussão
A secretária de educação de Nova Venécia considera que participar do programa é um privilégio. “O programa Educar pra Valer foi inspirado na experiência de Sobral que tem uma política educacional contínua e eficaz, por isso os resultados da aprendizagem são bons, são crescentes. Aqui ouvimos diretores, supervisores escolares, professores, alunos, pois fomos à escola, vimos como as coisas acontecem de uma forma muito simples”, disse a gestora. Ela completa dizendo que os profissionais da educação sobralense cumprem seu papel, com atribuições bem definidas, além da formação, do monitoramento, de forma integrada e articulada.
Ascom | PMNV