Nova Venécia promove ações de conscientização sobre o Dia Mundial da Água

Estudantes da EMEFTI Profª. Arlene Geraldo presentes às celebrações do Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Nova Venécia, nesta quarta-feira (22), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com a contribuição de parceiros, celebrou o Dia Mundial da Água com uma extensa programação na praça Adélio Lubiana, durante todo o dia.

Aberta ao público, a ação de conscientização sobre o uso sustentável da água contou com a participação de estudantes do ensino fundamental da rede Municipal, acompanhados pelos professores e coordenadores escolares, para os quais a Seme disponibilizou o transporte.

Durante a programação, os visitantes puderam assistir a um teatro de bonecos com a temática “Dia da Água” realizado pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) , a uma apresentação musical da EMEFTI Bairro Altoé, com a turma 1° ano C.

Ainda foi possível visitar stands de diversos expositores. A Semma fez uma demonstração, por meio de maquete, sobre recuperação de áreas degradadas da bacia do rio São Mateus e a doação de mudas para o incentivo ao reflorestamento.

Quem também montou stands foi o Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes) campus Nova Venécia, com os cursos de Geografia, Técnico em Meio Ambiente, Geologia e Engenharia Civil. Um caixa de areia com realidade virtual, denominada

Sand Box, foi uma grande atração, além da apresentação de pôsteres e trabalhos realizados pelos alunos e professores do Instituto.

A Faculdade Multivix também contribuiu na ação disponibilizando aferição de pressão arterial, glicose, entre outros serviços de saúde.

Já a Nater Coop, antiga Coopeavi, apresentou e distribuiu a cartilha com a temática “Cooperando com o mundo”, que envolve questões essenciais sobre os recursos hídricos tão importantes para o Planeta. De forma divertida e educativa, a cartilha ensina a cuidar do meio ambiente, colocando as crianças como protagonistas das mudanças esperadas para um futuro melhor.

O secretário Municipal de Meio Ambiente agradeceu a parceria da Educação na realização do evento. “A integração entre as secretarias garante que importantes políticas públicas atendam os munícipes”, afirmou.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo, secretário Municipal de Meio Ambiente, diretora da EMEIEF Lourdes Scardini, técnica Pedagógica da Seme e o representante da Nater Coop