Nova Venécia recebe Prêmio Prefeito Inovador

Na última quarta-feira (26), durante o 1º Congresso Capixaba de Cidades Inteligentes, o prefeito de Nova Venécia recebeu o Prêmio Prefeito Inovador. Estiveram presentes ao evento, representando o prefeito, a secretária Municipal de Educação, a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Finais e a coordenadora do Polo Universidade Aberta do Brasil (UaB) de Nova Venécia.

O evento aconteceu no Sesi Jardim da Penha, em Vitória, e foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória – CDTIV. Durante o congresso, os participantes puderam assistir a várias palestras, todas com temas voltados para a área de gestão e tecnologia.

No fim do dia, o momento mais aguardado, o “Reconhecimento Prefeito Inovador 2024”, concedido a 21 prefeitos do estado. Nova Venécia foi selecionada pela oferta do Curso Corte de Lovelace – Robótica, Pensamentos Computacionais -, aos alunos do Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (Eja) da rede municipal de ensino, realizado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Universidade Aberta Capixaba – UnAC – do Governo do Estado.

A RCD fez um levantamento dos prefeitos e prefeitas que mais se destacam pelo investimento em tecnologia no estado, com base nas publicações das próprias prefeituras.

Corte de Lovelace

O curso teve duração de dois meses visando, além da aprendizagem sobre robótica e programação, ao cultivo de habilidades de colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, que preparam os alunos para seu ingresso no mercado de trabalho.

Cinquenta e oito alunos da rede municipal de ensino participaram do curso. Três escolas municipais foram contempladas: EMEF São Cristóvão e EMEF Stanislaw Zucoloto, para a participação de alunos de 8º e 9º ano, e EMEF Dr. Adalton Santos também com os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – com qualificação profissional. Todos, ao final, receberam certificado emitido pelo Cefor – Ifes.

As aulas aconteceram no Polo Universidade Aberta do Brasil (UaB), localizado na Secretaria Municipal de Educação, no turno inverso de estudo dos alunos, três vezes por semana.

Os estudantes receberam, de forma gratuita, kits educacionais específicos para estudo de robótica, além de transporte, alimentação, uniforme e os outros materiais necessários para a capacitação.

_________________________________________________________