O famoso quadro “As Bolas de Sabão”, pintado por Édouard Manet, foi o tema trabalhado por uma professora de arte do 5º ano, da rede municipal de ensino de Nova Venécia. Dentre os objetivos, a confecção de um gerador de bolhas, recriando a imagem da obra, foi o grande destaque entre os alunos.
Eduardo Manet foi um pintor francês do século XlX. Nasceu em Paris na França, no dia 23 de janeiro de 1832 e faleceu no dia 30 de abril de 1883. Foi considerado um dos mais importantes representantes do impressionismo francês. Entre várias obras pintadas por Manet, “As Bolas de Sabão” teve maior destaque, pois retratou a imagem de seu filho Leon Kaoella Leenhoff.
De acordo com a professora da EMEF Professora Claudina Barbosa, essa atividade foi elaborada para conhecimento da obra do artista e principalmente para retomar as brincadeiras de criança, que, com a chegada da tecnologia, tem se perdido.
“Foi confeccionado um gerador de bolhas de sabão e usamos os recursos da reciclagem, garrafa pet, tesoura e detergente para formar as bolhas. Usamos o método para falar da obra e para uma melhor compreensão, pensamos em criar o objeto, trazendo de volta o gostinho de uma infância saudável sem tantos aparelhos eletrônicos”, relatou a docente.
Durante o trabalho em sala de aula, os alunos utilizaram o brinquedo confeccionado por eles e fotos foram tiradas, fazendo uma releitura da obra. Segundo a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, o tipo de metodologia utilizada pela professora garante que a aprendizagem se efetive de forma mais atraente para os estudantes. “Além de aproximar o educando da história da arte, com a brincadeira, o que poderia ser bem complexo para a idade, a professora conseguiu ainda fazer com que os próprios alunos produzissem seus materiais de estudo, aliando o lúdico ao conhecimento, atendendo assim ao previsto pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC”, elogiou a pedagoga.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia