Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), em parceria com a União de Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, como estratégia para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos, que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar, a Busca Ativa foi efetivamente implantada em 2021 em Nova Venécia, por meio de uma força conjunta entre Prefeitura e as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde.
“A Busca Ativa Escolar tem sido uma ferramenta imprescindível para sanar os impactos causados pela pandemia na educação. Com o apoio do prefeito, numa ação para implementar políticas coordenadas de forma intersetorial, conseguimos colocá-la em prática e evitar que os casos de evasão aumentassem. Trouxemos ainda muitos estudantes de volta, que, em 2020,2021, sequer estavam realizando as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)”, disse a secretária municipal de educação.
Segundo dados da plataforma, ano passado, a rede municipal tinha 226 casos de abandono e/ou evasão, foram localizados 106, através do Programa.
“Temos casos de 2021 para continuar ainda este ano, além dos casos de 2022; a Plataforma não só traz o aluno para escola, durante um ano, ela continua monitorando a criança e/ou adolescente para garantir sua permanência nas unidades escolares” explicou a coordenadora do programa.
Na última sexta-feira (01), uma equipe da pasta da educação recebeu servidores das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e Conselho Tutelar de 5 municípios: Vila Valério, Águia Branca, Pinheiros, Pedro Canário e Ponto Belo.
“Viemos para conhecer o trabalho que vem sendo feito por Nova Venécia. Nosso município já fez a adesão, mas temos ainda alguns desafios, por isso estamos aqui, para a troca de experiências e para conhecer um pouco mais do trabalho”, salientou uma servidora da Prefeitura de Vila Valério.
Nova Venécia já está avançada na estruturação da Plataforma. Para os trabalhos em 2022, um cronograma já foi planejado pela equipe para realizar o Dia D da Busca Ativa Escolar, campanha iniciada em 2021, em que foi criado o “Fora da Escola Não Pode”.
A Secretaria Municipal de Educação também disponibilizou um automóvel para as visitas às famílias cujos filhos tiveram o nome inserido pela escola ou pelos agentes de saúde, na plataforma, como um alerta de possível evasão escolar.