Praça Jones dos Santos Neves perde uma de suas maiores árvores

Com as fortes chuvas e ventos que tem atingido o município de Nova Venécia nos últimos dias, uma árvore que fazia parte do cenário veneciano e que vive na memória de muita gente não resistiu e veio abaixo. Além dos ventos e da chuva, a árvore estava com suas raízes comprometidas devido a ação de uma casa de Cupim e esse foi o principal motivo da sua queda.

A árvore em questão era um pé de Jenipapo (Genipa americana), que ornava há anos a Praça Jones dos Santos Neves, e fazia sombra para as crianças que brincava no parquinho da praça.

O Prefeito de Nova Venécia lamentou o ocorrido; “infelizmente caiu um árvore de décadas do município, aparentemente saudável. Infelizmente não temos como prever essas intempéries da natureza, porém menos mal que caiu para o lado da praça, em um horário que não havia crianças no local, não causando maiores danos”.

A equipe da Secretaria de Obras do município se deslocou para o local e faz a retirada dos galhos e limpeza do local.

O Prefeito, salientou que no local uma nova árvore será plantada e que a sombra de um novo exemplar é fundamental para quem frequenta a praça e principalmente para as crianças que brincam no local.

O pé de Jenipapo estava no local desde a construção da primeira praça, não se sabe ao certo qual era a idade da árvore, mas ela não apresentava nenhum problema de saúde aparente. A população veneciana tem muitas histórias que envolve o exemplar da árvore, principalmente a população do interior que costumava aguardar na sombra do jenipapeiro quando vinha a cidade para resolver assuntos em uma instituição bancária que fica do outro lado da rua.