Na terça-feira, 05, a professora Maria Alice Gomes Fernandes apresentou a prática exitosa “O Semáforo do Incentivo como mediador do protagonismo”, durante o 2º Seminário de Práticas Exitosas do Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), representando os professores da EMEFTI São Luiz Rei, Damaris Azevedo Vasconcelos Tesch, Leandro Monteiro Silva e a coordenadora escolar, Rosa Chayenni da Silva Tassinari.
Com o objetivo de discutir metodologias e experiências que têm se mostrado eficazes na educação em Tempo Integral, o evento foi realizado no auditório da Universidade Vila Velha (UVV), e contou com a presença do governador do estado. Atualmente, o Proeti contempla 218 escolas em 67 municípios do Espírito Santo. O foco do seminário é na parte diversificada do currículo, em que estão inseridos os componentes tutoria, recreio de possibilidades, protagonismo estudantil e gestão educacional.
Segundo a Superintendência Regional de Educação (SRE), a escolha da prática representa o reconhecimento merecido pelo excelente trabalho desenvolvido pelo equipe de Implementação da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e da gestão da escola junto ao Regime de Colaboração da SRE, que não mediram esforços para incentivar os profissionais a inscreverem suas práticas inovadoras e de sucesso, em prol de uma educação de excelência.
A secretária Municipal de Educação comemorou o resultado da seleção de prática. “Este foi o ano da implantação da educação em Tempo Integral, pela primeira vez na história do município, em escolas multi do campo. Uma ação muito desafiadora, mas que já iniciamos como referência no estado. É a certeza de que estamos no caminho certo. Deixo aqui toda minha admiração e respeito aos professores e equipes tão empenhados em fazer o melhor sempre”, parabenizou a gestora.
A assessora Pedagógica do Proeti/Sedu, Louisy Gobbi Firmino, agradeceu o engajamento de todas as equipe na realização das inscrições. “Recebemos mais de 300 relatos de práticas maravilhosas e foi muito difícil escolher. Parabéns aos selecionados! Em 2025 teremos mais!”, anunciou.
O trabalho de Nova Venécia, selecionado para o seminário, fazia parte do componente de protagonismo, por isso os professores o intitularam “O semáforo do incentivo como mediador do protagonismo”.
A especialista pedagógica do Proeti na Seme, Joziane Favero Lima, explicou que o protagonismo não é apenas um princípio educativo, mas um componente que contempla um conjunto de práticas e vivências que vão além da relação educador-educando. “É uma forma de ação ativa e criativa de o educando se relacionar com o mundo, reciprocidade e compromisso entre os envolvidos”, ressaltou.
Na prática, resumidamente, “O semáfaro do incentivo” é uma atividade que visa promover um comportamento autônomo do estudante ao se autoavaliar em diálogo com os professores, enfrentando desafios como baixo desempenho e indisciplina. O material é composto por quatro tópicos de avaliação: vermelho – hora de parar para refletir; amarelo – poderia ter seguido mais as orientações; verde – está de parabéns; e a estrela dourada – concedida com um certificado a todos os que alcançaram metas como frequência, compromisso, respeito, participação nas atividades, comportamento, organização, entre outros. Todos os requisitos são enquadrados dentro de um contrato de convivência da sala.
A ideia foi de imediato bem aceita pelos estudantes e pela família. Na implantação, o Semáforo indicava que 41% dos estudantes estavam no verde, no amarelo, 29%, no vermelho, 41%, e na estrela dourada 0%. Atualmente, com o desenvolvimento da prática, encontram-se no vermelho 11,76% dos estudantes, no amarelo, 58,82%, no verde, 23,53%, e na estrela dourada 5,88%.
O material fica exposto de forma visível em uma parte da sala, garantindo que todos os estudantes, equipe e familiares possam acompanhar o progresso do projeto e suas posições nos espaços, nessa perspectiva, os estudantes assumem o protagonismo de seu papel nas ações de autoavaliação.
Em declaração dada à assessoria de Comunicação da Sedu, o governador disse entender que a educação é o caminho mais eficiente para diminuir a desigualdade. “Queremos ser o primeiro estado do País na Educação. Sabemos que os municípios têm dificuldades financeiras. Por isso, o Proeti é muito importante, pois auxilia nossas cidades na oferta de escolas em Tempo Integral. Para nós, não existe aluno da rede municipal ou rede estadual. Todos são alunos do Espírito Santo e precisam avançar juntos. E é bom que essa prática exitosa seja compartilhada para podermos avançar ainda mais”, afirmou Casagrande.
A Seme garantiu o transporte da coordenadora Geral e da especialista pedagógica do Proeti na Seme, Claudilene Cesconeto e Joziane Favero, da coordenadora da Educação do Campo da Seme, Elenilda Maria Rosa, e da professora Maria Alice Gomes Fernandes ao 2º Seminário de Práticas Exitosas do Proeti, que inclusive teve a participação da coordenadora do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação, Raquel Franzim.