Prefeitura lança Projeto Bola na Rede no Campo

Durante o mês de junho, a  Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), entregou kits de basquete e vôlei para as escolas multi do campo.

Ao todo, 27 escolas foram contempladas com os kits, que contêm 01 tabela móvel, 01 bola de basquete, 01 rede de basquete, 01 rede de vôlei, 02 postes móveis e 01 bola de voleibol.

A Seme está sempre buscando garantir ao que visa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e para isso desenvolveu o projeto “Bola na rede do campo”, para assegurar o desenvolvimento desportivo com a utilização dos kits de mini vôlei e basquete, por meio do qual os professores passarão por formação e troca de experiências quanto ao planejamento das aulas.

A BNCC estabelece diretrizes para o desenvolvimento de habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, incluindo a Educação Física, da qual o basquete é uma parte importante. Segundo a BNCC, o ensino de basquete deve contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo competências cognitivas, motoras, sociais e emocionais, enfatizando a importância do esporte não apenas como uma atividade física, mas como uma ferramenta de desenvolvimento integral, promovendo competências que serão úteis em várias áreas da vida dos alunos.

Assim como o basquete, a Base também estabelece diretrizes para a prática do vôlei, em que sua abordagem visa ao desenvolvimento integral dos alunos, que assim como outros esportes, deve ir além do desenvolvimento físico.

Segundo o prefeito, os materiais vão fortalecer a prática desses esportes, fomentando a formação de equipes para os jogos escolares, destacando assim os talentos mirins do município. “Vamos aumentar a participação de nossos meninos e meninas nas competições com mais qualidade durantes as aulas”, afirmou o gestor municipal.

Abaixo é possível conferir a relação das escolas e as respectivas comunidades do campo contempladas com os materiais de educação física:

1. EMEIEF “Orozimbo Corrêa da Silva” (Cachoeira do Muniz)
  2. EMEF “São Simão” (Alto Muniz)
  3. EMEIEF “Sebastião Vidal” (Córrego do Cristal)
  4. EMEIEF “Fazenda Santa Rita” (Córrego Dantas)
  5. EMEIEF “Córrego do Poção” (Córrego do Poção)
  6. EMEIEF “João Venturim Sobrinho” (Córrego do Maruí)
  7. EMEF “Laurinda dos Anjos” (Córrego da Pedra Grande)
  8. EMEIEF “Córrego da Palmeira” (Córrego da Palmeira)
  9. EMEIEF “Área Pereira” (Córrego São Luiz Gonzaga)
  10. EMEIEF “Refrigério” (Córrego do Refrigério)
  11. EMEIEF “Córrego do Ouro” (Córrego do Ouro)