Prefeitura realiza formação com todos os órgãos municipais da rede de proteção às crianças e aos adolescentes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a de Assistência Social (Semas), na segunda-feira (27), realizou uma formação de alinhamento das ações com as equipes dos órgãos envolvidos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Participaram do momento formativo o Comitê Gestor da Estratégia Busca Ativa Escolar (BAE), representado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, técnicos da Semas, da Seme, com a Equipe Multiprofissional, composta pela assistente Social Educacional e psicóloga Educacional, técnicos da Coordenação da Educação Infantil, da de Ensino Fundamental Anos Iniciais e a dos Anos Finais, a do Campo, do Tempo Integral, a de Educação Especial e do Setor de Inspeção Escolar.

A técnica da Seme, coordenadora Operacional da BAE, conduziu a formação que teve como objetivo esclarecer quais são as atribuições de cada segmento na composição da rede de proteção das crianças e dos adolescentes, com a finalidade de elaborar propostas, ações e estudos para a efetivação e fortalecimento dos encaminhamentos e atendimentos.

Foram apresentadas as dificuldades da realização de um trabalho interdisciplinar entre os órgãos e traçadas estratégias de trabalho em rede, que seja realmente intersetorial, dinamizando os serviços prestados, tornando-os mais efetivos.

Os principais assuntos abordados foram questões como frequência dos estudantes, matrículas, aprendizagem, regime disciplinar aplicado aos estudantes, tudo conforme prevê o Regimento Comum das Escolas.

Já o Conselho Tutelar apresentou suas estratégias baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a coordenadora Operacional da BAE, é necessária a união de todos para  um esforço cooperativo e articulado a fim de garantir a proteção de crianças e adolescentes.