A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), destaca o trabalho do professor de educação física, Evandro Júnior de Lanes Peixoto, da EMEF Francisco Tavares Renes, localizada na comunidade de São Gonçalo, no que se refere à educação inclusiva.
Júnior, como é conhecido na comunidade escolar, chamou a atenção com suas práticas diárias, pois em uma das turmas em que leciona tem um aluno com deficiência física e todas as aulas são adaptadas para que ele possa participar integralmente das atividades.
“Trabalhar com o Arthur esse ano foi um privilégio, aprendi muito. Quando iniciei as aulas vi que precisaria adotar uma metodologia que o incluísse. E é com muito orgulho que digo que ele participou de tudo que propus”, disse o docente.
Segundo o professor, jogar bola e fazer circuitos é o que seu aluno mais gosta. “Ele adora o movimento, os colegas de sala passam a bola e Arthur acha o máximo. Ele é muito inteligente e interessado em aprender”, completa o professor.
“A afetividade é fundamental para a educação, pois essa relação permite a aprendizagem emocional e social, que engloba todos os aspectos da vida, não apenas o acadêmico. E nessa perspectiva, o professor Júnior vem desempenhando seu trabalho com muito amor pela inclusão dos seus alunos, importante não só para o Arthur, mas esse exemplo bom contagia a todos e se multiplica, formando cidadãos mais justos”, considerou a equipe da coordenação Municipal da Educação Especial.
A mãe de Arthur rendeu agradecimentos ao professor pelo trabalho junto a seu filho. “Não existem palavras no mundo que definem o carinho que ele teve pelo meu filho. Júnior fez com que ele fizesse todas as atividades”, disse.
O professor finaliza dizendo que educação inclusiva é garantir o direito de todos à educação, igualdade de oportunidades, valorização, participação e isso inclui diversos contextos, seja sociais, culturais, intelectuais, sensoriais, físico entre outros.
Ascom | PMNV