A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última segunda-feira (22), ofertou a Formação Continuada em Serviço, conforme previsto no Calendário Escolar, para os professores de arte do ensino fundamental da rede municipal. A capacitação aconteceu no Laboratório de Música do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, durante todo o dia.
Com a temática Práticas Musicais para a Educação Básica: uso e construção de instrumentos musicais alternativos, a formação foi ministrada pelo professor do Ifes, Ademir Adeodato, e teve como objetivo fornecer aos professores conhecimentos para explorar e incorporar os instrumentos musicais alternativos em atividades educacionais, buscando promover uma abordagem criativa e inclusiva no ensino da música, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades musicais e criem sons por meio de recursos não convencionais.
Durante a oficina, os profissionais construíram em grupo o canofone, o claricano, a flauta pan de PVC, a flauta de membrana e a flauta no estilo pífano. O formador compartilhou técnicas de construção, dicas de utilização e afinação, além de orientações sobre como adaptar esses instrumentos para diferentes faixas etárias e necessidades educacionais, enfatizando a importância da criatividade, improvisação e expressão individual na música.
Para o formador, quando professores levam os estudantes a experimentar, criar e explorar novos sons por meio dos instrumentos, eles desenvolvem sua musicalidade de forma lúdica e participativa. “No contexto da Educação Básica, o uso de instrumentos musicais alternativos pode ajudar a engajar os alunos, despertando seu interesse pela música e promovendo o aprendizado de forma mais acessível”, explicou o especialista.
Ascom | PMNV