Professores de história e ciências participam da reestruturação do currículo de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), segue realizando as etapas da formação continuada em serviço previstas no Calendário Escolar. Na última semana, foi a vez dos professores do ensino fundamental anos finais, de ciências e história da rede.

Na última terça-feira (10), se reuniram no auditório da Seme, os professores de ciências para analisar e reestruturar o Plano de Ensino da rede, documento que define quais objetos do conhecimento (conteúdos) devem ser selecionados para que os estudantes alcancem as habilidades determinadas em um período, no caso, o trimestre.

Os professores pretendem alinhar o Plano de Ensino à aplicação de avaliações externas como o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). “Nosso intuito é garantir um melhor desempenho do aluno, que, com essa organização de acordo com o calendário de provas, terá alcançado as habilidades no tempo previsto”, disse um dos docentes.

Já os professores de história da rede se reuniram no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia e contaram com a colaboração do professor da Instituição, André Luiz Bis Pirolla, para elaboração de parte do currículo que trata de conhecimento a respeito do município. Segundo o formador, a inclusão de fatos históricos sobre Nova Venécia requer o estudo de fontes de pesquisas seguras e que gerem credibilidade. “O encontro foi uma oportunidade para trocarmos esse tipo de informações, assim, conseguimos redigir melhor as habilidades e montar um acervo de recursos que podem ser acessados pelos profissionais a fim de enriquecer suas aulas”, explicou.

Professores de ciências em análise e elaboração do Plano de Ensino para 2024 – turno vespertino


Professores de ciências em análise e elaboração do Plano de Ensino para 2024 – turno matutino

Professores de história durante a formação no auditório do Ifes

Ascom | PMNV