A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última sexta-feira (26), promoveu mais um encontro de Formação Continuada em Serviço, prevista em Calendário Escolar. Desta vez, os professores de matemática da rede se reuniram para sugerir atividades práticas de trabalho e adaptadas para alunos público-alvo da Educação Especial, os alunos com transtornos de aprendizagem e outras condições que demandam abordagens diferenciadas, conduzidos pela formadora da Seme, Scheila Tessarolo Vieira.
Com o intuito de promover uma educação mais inclusiva e garantir o acesso igualitário ao conhecimento matemático, os educadores se uniram para compartilhar experiências e ideias que possam atender a essas necessidades específicas.
Durante o encontro, os professores trocaram experiências e debateram sobre os desafios enfrentados no ensino da matemática para estudantes com dificuldades de aprendizagem. Além disso, foram sugeridos jogos desenvolvidos de forma mais significativa, como a utilização de situações do cotidiano, resolução de problemas em grupo, nos quais os alunos possam explorar conceitos matemáticos de forma mais contextualizada e concreta.
Segundo a formadora, os jogos foram trabalhados como atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem. “Esse tipo de material desenvolve habilidades e ajudam na construção do pensamento lógico matemático e espacial, possibilitando aos alunos ver a matemática de forma mais lúdica, fazendo com que se sintam capazes de aprendê-la, e, ao mesmo tempo, a aula se torna prazerosa e divertida, porque estudar jogando é sempre envolvente e dinâmico” afirmou a especialista.
Para a coordenadora da Formação Continuada em Serviço na Seme, com iniciativas como essa, espera-se que a Educação Inclusiva avance cada vez mais. “Garantir uma educação de qualidade e inclusiva, na qual todos os estudantes tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial máximo e possam participar ativamente do processo de aprendizagem é o objetivo das formações”, afirmou a técnica pedagógica.
Formação dos professores da matemática no turno matutino
Ascom | PMNV