Professores de Nova Venécia têm formação com equipe do Ceará

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (24), em parceria com programa Educar pra Valer (EpV), ofertou a 3ª formação de língua portuguesa e matemática  para os professores de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino, do campo e da cidade, em tempo parcial e integral.

A formação, que aconteceu na EMEF Claudina Barbosa, como em todos os encontros, é feita a acolhida dos professores, os combinados do dia com visualização da agenda de trabalho, retomada da formação anterior, avaliação da aprendizagem com análise dos resultados da formativa e troca de vivências entre os profissionais. A fundamentação teórica é que muda para atender as especificidades de cada turma.

Um time de cinco formadores veio diretamente de Sobral, Ceará, para conduzir o Dia Pedagógico preparado pela Seme. Os palestrantes são da Consultoria Lyceum, do programa Educar pra Valer (EpV), do qual Nova Venécia é parceira.

Para a turma de 1º ano, o foco teórico foi, em língua portuguesa, as estratégias de leitura como a antifônica, revezamento, canto/coral, e as possibilidades de estratégias para o desenvolvimento da compreensão leitora e ampliação do vocabulário, utilizando a metodologia ativa “Aprendizagem Cooperativa”, em matemática, figuras planas para a construção do conceito de figuras geométricas espaciais.

Em língua portuguesa, para o 2º ano, houve a discussão das estratégias de leitura importantes no processo inicial da alfabetização que possam desenvolver a relação da fala com a escrita, a participação de situações de leitura em diversos gêneros textuais, e a compreensão leitora de textos lidos em colaboração com os colegas e professores, em matemática, a geometria – figuras tridimensionais.

O estudo sobre fluência de leitura, a partir de situações de uso de práticas de leitura, em língua portuguesa, e a identificação e planificação nas figuras tridimensionais, em matemática, ocorreu para professores das turmas do 3º ano.

Para o quarto ano, o estudo teórico-prático foi sobre a contribuição da semântica e da variação linguística para a ampliação da compreensão oral e escrita de textos escritos, apontando como os materiais oferecidos pelo EpV podem potencializar essa aprendizagem, com foco no público-alvo, linguagem informal e regional, além do estudo sobre “Tipologia e gêneros textuais: campos de atuação, elementos constitutivos e organização composicional dos textos diversos”, como os textos versificados e os dramáticos. Já em matemática, a abordagem foi sobre campo multiplicativo, referente ao algoritmo, ideias e significados das operações de multiplicação e divisão.

Na turma dos professores do 5º ano, a contribuição da semântica e da semiótica e o estudo sobre “Tipologia e gêneros textuais: campos de atuação, elementos constitutivos e organização composicional dos textos diversos” como os versificados, dramáticos e as formas digitais, impressas e orais foram amplamente discutido na formação de língua portuguesa. Uma profunda abordagem sobre grandezas e medidas, explorando estratégias para o ensino-aprendizagem das medidas de comprimento, massa e capacidade foi feita em matemática.

Atuando na EMEF Maria Rodrigues Leite e na EMEF Veneciano, um professor das turmas de 5º ano afirmou que a terceira formação em serviço ministrada pela Lyceum/EpV foi excelente. “A objetividade, clareza e precisão com que os formadores ministraram os temas foi de grande valia para a prática em sala de aula. Também houve excelentes vivências compartilhadas entre os professores. Uma pena durar apenas quatro horas, mas foram quatro horas muito bem aproveitadas”, afirmou o docente.

✔️ 1º Ano – Língua portuguesa  e matemática – Fernanda Moura

✔️ 2° Ano – Língua portuguesa  e matemática – Rosejânia Nascimento