Profissionais da rede municipal se preparam para participar do Programa Agrinho 2024

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAEP-ES), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Espírito Santo (Senar-ES) e os Sindicatos Rurais Patronais, nos dias 19 e 20 de abril, ofertou a capacitação de diretores e supervisores escolares e professores para a participação no Programa Agrinho 2024.

A formação aconteceu no auditório da Seme na sexta à noite e no sábado pela manhã, com a condução da instrutora do Senar-ES, Zilneth Koehlert, que explanou sobre como inserir o programa Agrinho ao planejamento da turma através da interação com os conteúdos curriculares, utilizando, principalmente, a pedagogia da pesquisa.

Ela explicou o tema deste ano de 2024: “Herança sustentável: Semeando o Futuro”, que conta  com três alternativas de abordagens: negócios rurais e sucessão familiar, a preservação da cultura, princípios e diversidade no meio rural e práticas produtivas e sustentáveis.  

O Programa Agrinho possibilita o trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo e tem como Eixo Norteador a complexidade e a sustentabilidade.

Segundo a formadora, com o tema “Herança sustentável: Semeando o Futuro”, espera-se fortalecer a prática de transmitir de uma geração para outra, de forma responsável e equilibrada, valores, práticas e recursos que garantam a continuidade do bem-estar social, econômico e ambiental. “Essa ideia é especialmente relevante no contexto do campo, onde as famílias desempenham um papel crucial com seus conhecimentos tradicionais, manifestações culturais e relações com a natureza”, disse a especialista.

Foi apresentado também aos profissionais o site do Senar: https://www.senar-es.org.br/programas-especiais/programa-agrinho-5, onde é possível encontrar a coleção de materiais para os educadores, “Tecendo redes e conexões para a produção de conhecimento”,  e para os alunos, “Ciência, Inovação e Ética”.

A Secretaria Municipal de Educação fez adesão ao programa Agrinho 2024 por meio de 32 escolas da rede, que vão proporcionar a participação de 3.218 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental nas atividades propostas.

No dia 19 de março, a coordenadora Municipal do Programa Agrinho da Seme esteve na reunião de abertura do programa em Vitória para alinhar a adesão da Seme e das escolas e a capacitação dos professores.

Ascom | PMNV