Profissionais da Secretaria Municipal de Educação participam de Seminário realizado pelo MEC

1° Seminário virtual ofertado pelo MEC

Nesta terça-feira (22), os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia que fazem parte da equipe que coordena a implantação da Escola Cívico- Militar no município participaram de um seminário no formato on-line, realizado pelo MEC.
Com o objetivo de difundir a sistematização da metodologia de boas práticas do Programa Nacional das Escolas Cívicos -Militares (Pecim). O encontro pretende induzir e estimular a aplicação da sua metodologia, com os ajustes e aperfeiçoamentos necessários às características regionais onde será implantada a unidade escolar.
“Este é o 1º Seminário Nacional que participamos. Tudo sendo preparado, estudado para que a nossa escola cívico-militar venha contribuir ainda mais para uma educação de qualidade e igual para todos”, disse o coordenador do ponto focal veneciano.
O evento é direcionado aos representantes das secretarias de educação dos municípios que aderiram ao Pecim 2022: diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores regionais, oficiais de gestão escolar, oficiais de gestão educacional. O encontro contou ainda com a presença de dois monitores das forças armadas e das forças de segurança pública das Escolas Cívico-Militares dos anos 2020 e 2021.
O seminário, transmitido pelo canal do MEC no YouTube, vai até esta quarta-feira (23).

Sobre o Pecim

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. Foi estabelecido por meio do Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, e recomenda, como um de seus princípios, a indução de boas práticas para a melhoria da qualidade do ensino público.
Em Nova Venécia, a previsão é de que o início das atividades letivas seja em 2023.