Protagonismo: Serviço de fortalecimento de vínculos do Cras oferta artesanato para mulheres

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) desempenha um importante papel na promoção do bem-estar social, especialmente através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Entre as diversas atividades oferecidas, destaca-se o artesanato, que ocorre todas às segundas e quartas-feiras. Essas oficinas incentivam a criatividade, proporcionando também um espaço para a construção de laços sociais e comunitários, além de oferecer acesso a serviços importantes.
Além da produção de objetos decorativos ou utilitários, elas criam um ambiente propício para o diálogo e a interação social. As pessoas que frequentam essas oficinas têm a oportunidade de compartilhar suas histórias, aprender novas técnicas e, principalmente, construir vínculos significativos com outras participantes.
“Participar das oficinas me ajudou a conhecer pessoas novas e a me sentir mais útil . Aqui é um espaço onde podemos falar abertamente sobre nossos desafios e conquistas”, relata Dona Maria, frequentadora assídua das oficinas de artesanato.
O trabalho social realizado complementa as ações do Cras com as famílias, prevenindo situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Essas atividades servem como uma forma eficaz de prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, especialmente aqueles com deficiência. O objetivo é assegurar o direito à convivência familiar e comunitária, um pilar essencial das políticas públicas de assistência social.

Promoção da Cidadania e Direitos

Uma das missões do Cras é proporcionar acesso à informação sobre direitos e promover a participação cidadã. As oficinas de artesanato desempenham um papel importante nesse sentido, estimulando o protagonismo das usuárias. Através do artesanato, as participantes não só desenvolvem habilidades manuais, mas também ganham confiança e conhecimento para reivindicar seus direitos e se envolver.

“O artesanato promove atividades intergeracionais, que são fundamentais para a troca de experiências e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Ao juntar diferentes gerações, essas oficinas ajudam a construir um ambiente de respeito e solidariedade, onde todos podem aprender uns com os outros”, destaca a coordenadora do equipamento.

Além de fortalecer a rede de proteção social, a participação nas oficinas de artesanato facilita o acesso a diversos benefícios e serviços socioassistenciais oferecidos pelo Cras. Esse acesso é importante para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade possam obter o apoio necessário para melhorar sua qualidade de vida.