Dando continuidade às aulas de Educação Financeira, oferecidas pelo Programa Aprender Valor na Rede Municipal de Ensino de Nova Venécia, nessa última semana, de 24 de agosto a 13 de setembro, as escolas aplicaram as avaliações diagnósticas de Letramento Financeiro, Língua Portuguesa e Matemática. Essa é uma atividade que acontece a cada ciclo de implementação do Programa, o qual, através de sua plataforma, faz, depois de inseridos os dados, todo o monitoramento.
O Programa entra agora na fase dos projetos. A plataforma do Programa oferecerá um conjunto de projetos escolares de Educação Financeira integrados aos componentes curriculares Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os projetos serão implementados pelos professores em sala de aula e foram produzidos a partir do trabalho de professores de escolas públicas de todo País, em conjunto com uma equipe transdisciplinar de especialistas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e do Banco Central, formada por especialistas em Educação Financeira, Habilidades Socioemocionais, Pedagogia, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.
No trabalho com projetos escolares, os estudantes têm a oportunidade de realizar atividades impressas e on-line. Ao final do ciclo de projetos, os alunos farão outra avaliação da aprendizagem e os dados serão novamente monitorados para análise de impacto dos resultados.
Para secretária municipal de educação, “Avaliar as ações do Programa, em várias etapas de sua implementação, nos permitirá conhecer o nível de letramento financeiro de crianças e adolescentes que participaram das ações propostas” e completou “Os testes foram e serão conduzidos de forma a garantir a credibilidade dos resultados”.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia