A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na quinta-feira (23), realizou em toda a rede municipal de ensino o Conselho de Classe Pedagógico, conforme previsão do Calendário Escolar 2024.
Todas as unidades de ensino, do campo e da cidade, da educação infantil ao ensino fundamental, em tempo parcial e integral, estiveram reunidas com os profissionais da educação para análise do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nesta primeira etapa do ano letivo, o primeiro trimestre.
Nas escolas que possuem diretor e supervisor escolar, os profissionais receberam orientações sobre como realizar o Registro e Ata do Conselho de Classe Pedagógico, documentos de suma importância para comprovação da vida escolar estudantil.
Para a diretora do Departamento Pedagógico, o Conselho é o momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos estudantes. “A análise dos resultados obtidos é essencial para a definição de metas e estratégias mais assertivas e eficientes às necessidades das crianças/alunos”, afirmou a pedagoga.
Já nas escolas multi do campo, os professores foram recebidos na Seme para fazer o conselho conduzidos pela Coordenação da Educação do Campo e, na ocasião, foram acolhidos com uma palestra sobre “Como melhorar (transformar) os relacionamentos interpessoais nas relações”, conduzida pela psicóloga Educacional da Seme e por um terapeuta convidado do município de Linhares.
Conselho de Classe Pedagógico
A ferramenta de apoio ao Fortalecimento da Aprendizagem foi implementada em 2022 e também é regulamentada pelo Regimento Referência para as Unidades de Ensino da Rede Municipal de Nova Venécia-ES.
O Conselho de Classe Pedagógico visa à interação entre os envolvidos no processo educativo para analisar e discutir os resultados alcançados pela escola e foi estruturado em três etapas: o pré-conselho pedagógico, fase de preparação para o desenvolvimento do Conselho de Classe Pedagógico, a partir da análise e reflexão das atividades desenvolvidas ao longo do trimestre, que foram relevantes ao processo de ensino-aprendizagem; o conselho pedagógico, momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto proposições que favoreçam a aprendizagem dos estudantes; e o pós conselho pedagógico, que é quando as ações apontadas e discutidas no Conselho de Classe Pedagógico são aplicadas visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Palestra de acolhimento “Como melhorar (transformar) os relacionamentos interpessoais nas relações”
Ascom | PMNV