Reunião da Secretaria de Assistência Social de Nova Venécia alinha ações para atenção ao aumento da vulnerabilidade social nos espaços públicos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) , através do Serviço de Abordagem de Rua, promoveu uma reunião em resposta ao aumento do uso de espaços públicos para atos ilícitos. A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras.

A secretária de Assistência Social explicou que o aumento de pessoas em situação de rua nesta época do ano é um fenômeno sazonal, influenciado pela colheita do café, que atrai muitas pessoas à região e acabam momentaneamente ficando nas ruas do município.
Para lidar com essa questão, a prefeitura possui uma equipe especializada dedicada a atender essa população.

A gestora da pasta da Assistência ressalta ainda, a importância de diferenciar entre moradores de rua, andarilhos e aqueles que utilizam os espaços públicos para o consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes. “Atualmente, apenas seis pessoas são cadastradas pela equipe de abordagem do Creas como sendo do município e recebem todo o suporte necessário para suas necessidades. É importante dizer que essa população também é afetada negativamente pelo aumento da vulnerabilidade, já que estão expostos aos riscos diretamente”, pontua.

Ela finaliza falando sobre o papel fundamental da colaboração entre os diversos órgãos envolvidos e a população em geral. “Se todos fizerem sua parte, a situação será amenizada. A responsabilidade não recai apenas sobre a assistência social, mas sobre todos os setores envolvidos, incluindo a população. Uma abordagem coordenada e integrada é essencial para enfrentar os desafios apresentados pela população de rua.

A reunião também serviu para definir as ações de cada setor na abordagem desta questão. A Polícia Militar discutiu medidas de segurança e as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, a melhoria da iluminação dos espaços públicos e a poda das árvores para que os locais fiquem com uma melhor visibilidade, estes últimos serviços já estão sendo executados pelas equipes.

Caso precise falar com o Serviço de Abordagem de Rua, basta ligar no (27) 98152-0052