A Prefeitura de Nova Venécia por meio da Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo ações em parceria com o Instito Federal do Espírito Santo (IFES) e Faculdade Multivix para a execução do Projeto de Formação em Práticas Pedagógicas e Atendimento Socioemocional. Nesta quarta-feira (26), às 15h, será realizada aula inaugural do projeto através de uma transmissão ao vivo, pelo Canal do YouTube do IFES Nova Venécia.
O projeto foi pensado para atender aos anseios dos profissionais, que, em pesquisas recentes, demonstraram interesse por estudos de práticas pedagógicas, por isso as formações serão ofertadas em forma de oficinas pedagógicas e atendimento psicológico dos profissionais da educação, estudantes e familiares.
O objetivo é promover a melhoria do processo de aprendizagem e a valorização profissional. A aula inaugural do projeto trata do tema “Desafios e Possibilidades para a Prática Educativa”, ministrada pelo Profº Dr. Júlio de Souza Santos – IFES – Campus Vitória e o Profº Me. Hedeone Heidmam da Silva – IFES – Campus Nova Venécia e pode ser acessada pelo link https://youtube.com/c/ifesnv por toda comunidade escolar.
A transmissão contará com a presença do prefeito de Nova Venécia, André Fagundes e de autoridades locais. Também é possível acompanhar a transmissão acessando o QR Code abaixo, criando especificamente para esse fim. Durante a aula, os usuários poderão participar através do chat com perguntas e sugestões, além de assinar a lista de presença já dando início ao registro de frequência de seus estudos.
Na formatação das demais etapas do projeto, cada oficina terá um total de 20 horas, sendo 9 horas presenciais divididas em 3 encontros de 3 horas cada e 11 horas serão EAD na plataforma Google Sala de Aula criada pelo IFES. Destas 11 horas, 1 hora será destinada à aula inaugural e o restante (10 horas) destinadas à produção, à aplicação e a apresentação das atividades propostas em cada oficina. O cursista terá a oportunidade de realizar somente 3 oficinas, totalizando assim 60 horas no certificado final emitido pelo IFES – Nova Venécia.
Confira abaixo a descrição de cada oficina entre as quais o professor poderá escolher a que melhor lhe atende:
PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO
Os materiais educativos são veículos por meio dos quais a informação é comunicada. Eles complementam o ato de ensino e influenciam o ganho de habilidades cognitivas, afetivas e ou psicomotoras. No contexto da Pandemia, o material impresso é um exemplo de material educativo escrito. Nesta oficina, serão abordados elementos que visam a contribuir para a produção de materiais educativos autoguiados e que favoreçam o processo de mediação pedagógica, principalmente na situação em que professor e aluno não estão no mesmo ambiente de aprendizagem. Serão abordados conceitos relacionados aos eixos estruturantes da produção de materiais educativos, tipologias de conteúdos além de estratégias e ferramentas para a elaboração destes.
FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM ATIVA
A aprendizagem é significativa quando se estabelece vínculos, contexto, protagonismo, ponte entre reflexão e a ação. Diante da emergente demanda de mudanças na educação, esta oficina permite o desenvolvimento e compartilhamento de ferramentas para criação de propostas de aprendizagem ativa para professores da educação básica. As ferramentas de criação serão Gdrive, Gforms e Padlet. Além de apresentação e utilização de ferramentas, o objetivo da oficina é a reflexão-ação sobre a aprendizagem e uso de tecnologias móveis, formação de redes de aprendizagem, autoavaliação e autogestão dos processos de ensino e aprendizagem.
ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Esta oficina/módulo tem como objetivo auxiliar os professores da Educação Infantil a desenvolver diferentes metodologias alinhadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando a família, a escola e a comunidade no desenvolvimento e aprendizagem da criança. A formação será dividida em três módulos: Atividades de Aprendizagem Integral; Projetos de Integradores; Educação Infantil no Sistema Remoto, Atividades e Avaliação.
PRÁTICAS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A formação tem como objetivo aprofundar/ampliar os conhecimentos sobre a linguagem musical e sua utilização no contexto da educação básica, mais especificamente em escolas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal, serão desenvolvidas atividades práticas e teóricas que poderão servir como referência para futuras vivências musicais nos espaços escolares.
MATEMÁTICA I – POLIMINÓS E BARRAS DE CUISENAIRE NO ENSINO DE MATEMÁTICA- 4º e 5º ANO
A oficina pretende explorar junto aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental I as potencialidades dos Poliminós e das Barras de Cuizenaire no ensino de Matemática, apontando alternativas didático-pedagógicas abalizadas nestes materiais.
Conteúdos: frações; operações com números naturais e fracionários; área e perímetro de figuras planas.
MATEMÁTICA II –PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOMETRIA- 1º ao 3º ANO
Neste este estudo, os professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental podem desenvolver as ações formativas no campo da Geometria, apontando recursos que possam nortear o trabalho docente em suas práticas didático-pedagógicas, na elaboração de atividades, sequências didáticas e/ou projetos de ensino envolvendo o tema. Conteúdos: Tópicos de geometria euclidiana plana e espacial; expressões numéricas e algébricas.
MATEMÁTICA III – O SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DE GEOMETRIA – 6º ao 9º ANO
A formação tem como objetivo desenvolver junto aos professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental, ações formativas no campo da Geometria, utilizando o software GeoGebra como ferramenta para compreender e resolver problemas, bem como aplicações da Matemática.
Conteúdos: semelhança e congruência de triângulos; cônicas: definição, construção geométrica, propriedades e aplicações.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A oficina apontará para a consciência fonológica como a capacidade de manipular segmentos da fala e ter a consciência da possibilidade desta segmentação. Para construir um trabalho de consciência fonológica de qualidade nas salas de aula da Educação Infantil é importante destacar o uso do brincar nessas atividades, considerado de extrema importância no desenvolvimento da criança, pois, na brincadeira, ela constrói conceitos e habilidades, ou seja, ela aprende ao brincar.
Consciência fonológica é uma habilidade considerada importante para a aquisição da leitura e da escrita, pois atividades lúdicas e orais que contemplem rima, aliteração, consciência de palavras, consciência silábica e consciência fonêmica promovem melhor compreensão da relação fonema-grafema.
LÍNGUA PORTUGUESA I – CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO- 1º ao 5º ANO
Os estudos deste módulo indicam que para que o desenvolvimento da linguagem escrita transcorra de forma favorável, diversas habilidades devem ser estimuladas desde a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental, e entre essas habilidades está a consciência fonológica, apontada por diversos autores como de extrema relevância na preparação do estudante, evitando impactos negativos e dificuldades na aquisição da leitura e escrita.
LÍNGUA PORTUGUESA II – COMO RELACIONAR AS HABILIDADES DA BNCC COM OS CONTEÚDOS NA SALA DE AULA- 6º ao 9º ANO
A oficina abordará diferentes caminhos de como correlacionar e identificar as habilidades nos diversos conteúdos contidos em uma mesma habilidade. Diante deste desafio, percebe-se que estudantes têm muitas dificuldades, sendo necessário focar em como desenvolver esses conteúdos de uma forma interessante. Diante de desafios maiores, isso se deve principalmente à necessidade de dominar as diferentes lógicas de organização do conhecimento relacionadas ao componente curricular de Língua portuguesa. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses jovens, dando-lhes condições e ferramentas que lhes permitam adquirir e interagir criticamente com diferentes recursos de conhecimento e informação.
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Com as oficinas os professores terão um breve histórico da educação do campo no Brasil e no Espírito Santo; as relações campo-cidade, urbanocentrismo e a razão de ser da educação do campo na era da globalização; o método freriano, instrumentos pedagógicos e metodológicos da educação do campo.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Orientação de adaptações de atividades de acordo com o nível de aprendizagem de cada aluno, ressaltando a importância do professor conhecer as características de cada aluno; produção de materiais pedagógicos e didáticos adaptados são os objetivos desta oficina.
Participe clicando aqui no QR Code: