A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou uma cerimônia para homenagear os alunos da rede municipal de ensino, finalistas do Programa Agrinho 2022, na última quinta-feira (29). O evento contou com a participação das famílias dos estudantes, professores orientadores, autoridades políticas, supervisores e diretores escolares.
As unidades municipais de ensino concorreram à premiação com mais de 56 municípios do estado e 580 trabalhos inscritos, um total de 650 escolas participantes. Os concursos são dirigidos a alunos regularmente matriculados em instituições de ensino fundamental com idade entre 04 e 16 anos, a professores e a profissionais das secretarias de educação.
“Fizemos questão de realizar esse momento aqui em Nova Venécia com esses alunos destaques. Nossa cidade, nossa educação têm orgulho de apresentá-los. Esse prêmio representa o resultado de toda dedicação deles, dos professores e de toda equipe escolar no processo ensino aprendizagem”, comemorou a Secretária Municipal de Educação.
Os diretores, a banca examinadora, professores e alunos premiados na etapa municipal receberam uma camiseta, uma medalha de participação e um kit com copo, caneta, lápis e estojo. Já os 4 finalistas da etapa regional receberam o certificado e ganharam uma bicicleta cada um: o aluno do 4º ano da EMEIF Santa Rosa Cachoeirinha, Iranildo Vieira Machado, que trabalhou o tema, plantando árvores, sob a orientação da professora Neide Ferreira Campos Targa, garantiu o 5º lugar, Matheus Grillo Marré, da EMCOR Santa Helena, ficou em 8º lugar na categoria 9º ano, com o tema Saber e Atuar para melhorar o mundo, com a professora Leila de Souza Moreira. As alunas premiadas da EMEF Veneciano são Caroliny Pinheiro Oliveira, que ficou em 5º lugar na categoria 7º ano, com o tema “Consumindo menos, vivendo mais”, tendo como professor o Daniel Augusto Bolsanelo, e a aluna Raquel da Silva Wagmaker, classificada em 9º lugar, na categoria 8º ano, com o tema Sustentabilidade Ambiental e Ecológica, sob a orientação da professora Graziela Martins de Almeida.
Devido à chuva dos últimos dias, os 12 alunos premiados foram impossibilitados de comparecer à cerimônia oficial, que aconteceu no município de Aracruz.
Em sua 16ª edição, o Programa teve como tema norteador “Alimentar o mundo, com saúde e sustentabilidade”. De responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), com as secretarias municipais de educação e os sindicatos rurais patronais, o Programa tem como objetivo contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
“Todos vocês estão no caminho certo. Coloquem metas pra vida e as superem. Estou aqui participando dessa entrega de certificados e prêmios com uma alegria que não cabe em mim. Obrigado por colocarem a educação do nosso município em destaque”, finalizou o prefeito.
Confira a lista de todos os finalistas e suas respectivas escolas:
EMEF “Professora Maria Rodrigues Leite”
Pedro Lusquinho Sheidegger*
Profª Ana Paula Borges
CMEI “Lar de Fátima”
Robert Dias Barreto – 2º Período B
Profª Rosiani Magnago Santana
EMEIEF “Refrigério”
Lavínya de Oliveira Sperotto
Profª Leiva Peridor Goltara
EMEF “Professora Claudina Barbosa”
Emilly Cardoso de Jesus – 2º ano D
Profª Nerli Tressmann
EMEF “Professora Claudina barbosa”
Luiza Ventorim Milanez – 3º B
Profª Ana Paula Borges
EMEIEF “Santa Rosa da Cachoeirinha
Iranildo Jesus Vieira Machado – 4º ano
Profª Neide Ferreira Campos Targa.
EMEF “Doutor Renato Araújo Maia
Lavínia Cardoso Pimenta – 5º ano A
Profª Renata Evangelista Alves
EMEF “Veneciano
Letícia Ayres de Aguiar – 9º ano Educação Especial
Andrei Ricardo Puttim – 6º ano C
Profª Fabricia S. R Angeli Dalfior
Caroliny Pinheiro Oliveira – 7º ano D
Profº Daniel Augusto Bolsanello Belcavello
Raquel da Silva Wagmaker – 8º ano B
Profª Graziela Martins de Almeida
EMCOR Santa Helena
Matheus Grillo Marré – 9º ano
Profª. Leila de Souza Moreira
Relatos de experiência pedagógica premiados
EMEIEF “Travessia” – Profª. Daniella Bastianello Arcanjo
EMEFTI “Profª Arlene Geraldo” – Profª. Daniele Giulianna de Vasconcelos
Ascom | PMNV