Secretaria de Educação inicia assessoramento pedagógico nas escolas

Coordenação do Campo em assessoramento nas Escolas Multisseriadas

Em outubro, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) iniciou o assessoramento pedagógico nas escolas da rede, seguindo um cronograma que atenda a todas as unidades de ensino, com o objetivo de orientar supervisores e professores a elaborem o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), após a aplicação da Avaliação Diagnóstica, para conseguir, de forma organizada e produtiva, eliminar a defasagem de aprendizagem dos alunos, decorrente do período de ensino remoto durante a pandemia, em todas as modalidades e etapas ofertadas pelo município.

Antes de dar início ao assessoramento, a Seme construiu um modelo de Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), em que as escolas devem elencar as habilidades não alcançadas, segundo o resultado das Avaliações Diagnósticas, identificando a quantidade de alunos, quais as estratégias a recuperar, as metas a alcançar, quanto tempo necessário para realização das ações, quais profissionais envolvidos na ação e qual o resultado obtido no final do processo.

As Coordenações da Seme do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), da Educação Infantil, da Educação do Campo (Escolas Multisseriadas) e da Educação Especial acompanham o preenchimento e a aplicação do PIP por meio do Instrumento de Assessoramento, no qual são registradas as observações feitas pelas técnicas e os encaminhamentos a serem dados a partir das informações coletadas.

O cronograma de assessoramento da Educação do Campo das Escolas Multisseriadas foi feito conforme as rotas das escolas. Em média, duas escolas por turno recebem a Coordenação do Campo da Seme. Durante a agenda de trabalho, a atenção não está voltada apenas para a parte pedagógica, mas a equipe contribui também com questões administrativas como reajuste de horários das linhas de transporte, horários de início e término das aulas, merenda escolar e controle do material didático. Segundo a técnica pedagógica da Seme, “As visitas estão sendo muito produtivas, a Equipe é sempre recebida com grande alegria pelos alunos e professores da Educação do Campo. Em uma das unidades de ensino, a professora efetiva da rede nos relatou que, há 9 anos, não havia assessoramento para as escolas do campo. É muito gratificante saber que podemos fazer a diferença”.

A Coordenação da Educação Infantil está assessorando a construção do PIP e informou que durante esse trabalho surgem algumas dúvidas das equipes escolares que são sanadas junto à Seme. “Algumas atividades específicas para abordar as defasagens de aprendizagem apontadas na Avaliação Diagnósticas já foram definidas e nosso planejamento vem se concretizando como esperávamos” pontuou a coordenadora.

O Ensino Fundamental, tanto das escolas da sede como do campo, também conta com o assessoramento da Seme. “Neste momento, estamos encontrando as equipes escolares produzindo as informações solicitadas no preenchimento do PIP, assim conseguimos contribuir para que sua elaboração tenha foco na aprendizagem dos alunos. Com as escolas as quais já nos reunimos, ressaltamos que a interação entre supervisor e professor é de extrema importância e acreditamos que, com a condução do trabalho dessa forma, obteremos o sucesso desejado para esta etapa a médio e a longo prazo. Semana que vem daremos seguimento ao nosso cronograma com agenda nas demais escolas” informou uma das técnicas pedagógicas da Seme.