O evento, totalmente virtual, contou a presença e o apoio do prefeito de Nova Venécia na construção do trabalho relevante para a renovação da educação veneciana.
No dia 04 de junho, a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio de ações da Secretaria Municipal de Educação, apresentou a toda comunidade veneciana a conclusão dos estudos sobre o Currículo de Nova Venécia para 2021. O evento, totalmente virtual, contou a presença do Prefeito, que sempre apoiou a construção desse trabalho tão relevante para a renovação da educação.
Através de transmissão do Google Meet, aberta no YouTube para toda a população, a anfitriã, a secretária de educação, recebeu autoridades que atenderam ao convite para participar da Apresentação do Currículo de Nova Venécia para o ano de 2021. Todos se pronunciaram e ressaltaram o quão relevante foi fazer parte desse momento, como o vereador membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, representante da Superintendência Regional de Educação, Diretor-Geral do Ifes Campus Nova Venécia; além do ilustre palestrante, Wilson Alves Pereira, especialista em Educação. A página Nova Venécia Conectad@ no YouTube obteve mil visualizações no decorrer da apresentação.
“Nova Venécia aderiu ao regime de colaboração para construção do currículo junto à Secretaria de Estado da Educação SEDU-ES e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Espírito Santo-Undime-ES que, em razão da pandemia da Covid-19, elaboraram as diretrizes curriculares a partir do Mapa de Foco do Instituto Reúna, uma organização sem fins lucrativos criada para ajudar na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).” relembrou a secretária de educação em suas colocações aos membros da mesa.
Os estudos sobre os Mapas de Foco se iniciaram em março, antes da retomada do ano letivo, agora, já revisados pelos professores e pela equipe da secretaria, estão mais adequados ao contexto de aulas remotas, à Organização Curricular e ao Calendário Letivo do município.
Durante o processo de adequação e revisão, os professores estiveram sempre presentes para dialogar sobre a necessidade de alterações, principalmente quanto à distribuição dos conteúdos em trimestres.
A palestra “O Currículo como condutor da aprendizagem” era o momento mais esperado da transmissão e não decepcionou. Senhor Wilson foi categórico em afirmar “A implementação da BNCC é obrigatória por uma resolução do Conselho Nacional de Educação, não há espaço para discutir se a BNCC deve ou não ser implementada.”. O especialista enalteceu o trabalho feito em Nova Venécia com a participação dos professores “É assim que tem ser. A Secretaria com a escola, dentro da escola, na sala dos professores, não para fiscalizar, mas para ouvir.”.
Os técnicos da secretaria de educação explanaram os documentos tanto da educação infantil como do ensino fundamental, tratando da estrutura do Currículo, elencando habilidades e recursos metodológicos. O evento durou por volta de uma hora e meia.