Secretaria Municipal de Educação apresenta Manual da Alimentação Escolar às unidades de ensino

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e do Setor de Alimentação Escolar, na última segunda-feira (12), reuniu profissionais responsáveis pela recebimento e estoque dos alimentos ofertados nas escolas, como coordenadores de rota das escolas multi do campo, diretores, coordenadores e secretários escolares, no auditório da Seme, para dar orientações a respeito de boas práticas no manejo dos itens alimentícios. Os profissionais receberam ainda informações do Setor de Inspeção Escolar.

As nutricionistas da Seme, que respondem pelo Setor, explicaram que as orientações dadas são, principalmente, sobre práticas de higiene. As normas devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a sua distribuição. Acesso à cozinha, armazenamento e etiquetação de produtos abertos e manipulados foram alguns dos assuntos abordados. 

Para garantir na prática o que foi discutido na formação, um documento foi produzido pelo Setor de Alimentação Escolar. “Nosso objetivo, com a cuidadosa elaboração desse material, é  auxiliar diretores, coordenadores ou o pessoal designado responsável pelo controle da alimentação escolar  com orientações básicas sobre todo o processo, desde o recebimento da mercadoria até o produto final ofertado aos alunos”, informou uma das nutricionistas da Seme, Jovanka Rolim Cardoso.

Convidados pelo Setor, membros do Conselho de Alimentação Escolar (Cae) ressaltaram a importância de seguir o cardápio escolar, atendendo à legislação vigente e evitando o desperdício de alimentos. O Cae mantém visitas técnicas periódicas às unidades de ensino.

Já o Setor de Inspeção Escolar orientou o preenchimento correto do Livro de Ponto, assegurando o registro de frequência e a formação continuada em serviço dos profissionais e trabalhadores da educação, inclusive através do planejamento, conforme a Lei 3683, de 10 de novembro de 2022.


Foto reprodução: capa do manual de orientações elaborado pelo Setor de Alimentação Escolar da Seme

Ascom | PMNV