Secretaria Municipal de Educação divulga curso de especialização em currículo e prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme),   nesta terça-feira (01), informa que estão abertas as inscrições do curso de especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Ministério da Educação (MEC), realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), com aulas no formato on-line.

O candidato pode ser inscrever pelo link:  https://www.certificadosceadufpi.com.br/alunos/menu, mediante preenchimento dos dados solicitados no formulário eletrônico e envio da documentação exigida em edital, que se encontra disponível em link: http://www.cead.ufpi.br/index.php/editais-cead/edital-n-11-2023-seb-mec-cead-ufpi .

Para participar, o aluno precisa apresentar diploma de licenciatura, ou possuir outra formação superior e exercer atividade docente ou de gestão em instituições públicas ou privadas de ensino. O candidato deve concluir o curso em até 180 dias, a contar da data de sua inscrição. Após 45 dias do término dos módulos, o aluno poderá solicitar o certificado de conclusão de curso, que será restrito àqueles que forem aprovados com média igual ou superior a 6.

Ementa do curso

Com duração de 360 horas, distribuídas em cinco módulos: Ciências Humanas; Matemática; Ensino Religioso; Ciências da Natureza; e Linguagens, suas respectivas habilidades e objetos de conhecimento, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o cursa visa à ampliação da prática docente.

O módulo 1, referente às Ciências Humanas, enfatiza o ensino-aprendizagem de História e Geografia, evidenciando a importância do raciocínio histórico e geográfico para a formação das crianças e a construção de práticas pedagógicas centradas na faixa etária.

No módulo 2, que discute o trabalho pedagógico na área de Matemática, o professor em formação é levado a refletir sobre o conhecimento matemático como uma elaboração histórica e humana, a partir de reflexões e de atividades práticas.

O módulo 3 debate o trabalho pedagógico na área de Ensino Religioso. A abordagem visa à compreensão do conhecimento religioso como objeto de estudo que remete ao respeito à diversidade cultural, religiosa e espiritual.

O módulo 4 apresenta a relevância do letramento científico e sugere atividades práticas sobre o ensino de Ciências da Natureza. Com foco interdisciplinar, desenvolve tópicos relacionados a três unidades temáticas: Matéria e energia; Vida e evolução; e Terra e universo.

Por fim, o módulo 5 foca no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, sugerindo caminhos para a ampliação das capacidades expressivas dos alunos, visando à inserção deles na cultura letrada.

Além de estimular a qualidade do ensino, o curso tem como objetivo ampliar o conhecimento profissional dos docentes em relação às diretrizes curriculares dos anos iniciais previstas na BNCC. Para isso, o aluno terá ao seu alcance um ambiente virtual de aprendizagem, com metodologia livre, ou seja, cada participante deve estabelecer sua rotina de estudos.

ASCOM l PMNV