Secretaria Municipal de Educação sedia encontro do Nupaes

Municípios membros do Núcleo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes)

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia (Seme) sediou a III Reunião do Núcleo pelo  Pacto da Aprendizagem (Nupaes), nesta sexta-feira, 29. A realização é da Superintendência Regional  de Educação de Nova Venécia (SRE) e contou com a presença da superintendente e de representantes de 9 municípios pertencentes à região: Nova Venécia, Boa esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha, além da gerente de educação infantil e ensino fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que veio de Vitória para participar dos estudos.

O objetivo do encontro é avaliar as boas práticas no processo de alfabetização dos alunos das redes municipal e estadual. Segundo a Superintendente da SRE de Nova Venécia essa reunião acontece mensalmente nos municípios de sua jurisdição. “Uma vez por mês nos reunimos com o objetivo primordial de melhorar a alfabetização de nossos estudantes”, explicou.

Durante o encontro, a gerente de educação infantil e ensino fundamental da Sedu falou sobre a importância do Pacto pela Aprendizagem (Paes). “O programa objetiva fortalecer a aprendizagem dos alunos do território capixaba e vem, por meio do regime de colaboração entre estado e município, tomando proporções significativas em termos de suporte aos entes participantes”, disse.

Como anfitriã do encontro, Nova Venécia contou com a participação de seus professores da alfabetização para partilhar suas experiências exitosas em sala de aula. As professoras, uma de escola multisseriada do campo EMEIEF Maria Magdalena Magnago Cardoso e outra do 2º ano da EMEF Lourdes Scardini, apresentaram vários recursos didáticos pedagógicos que ajudam no processo ensino-aprendizagem de forma lúdica e atrativa que despertam o interesse nas crianças, todos confeccionados por elas mesmas. A caixa encantada, a lata da interação, lata da leitura, fichas de leitura, passaporte da leitura, a sombrinha de contação de histórias, roleta das sílabas, caixa da matemática, cubos (dados) de produção de texto, celular da leitura, o calendário da frequência escolar que se torna um gráfico, todos caíram nas graças dos participantes, que ficaram encantados com tanta criatividade.

O prefeito esteve no auditório da Seme para a agenda de trabalho com todos os envolvidos. “Somos incansáveis quando o assunto é educação, principalmente quando se trata da alfabetização e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para atingir as nossas metas”. A secretária municipal de educação de Nova Venécia aproveitou a ocasião para parabenizar o trabalho dos profissionais. “O potencial de nossos professores e equipes das escolas é motivo de muito orgulho para nós. Sabemos dos desafios do fazer pedagógico, mas é com a perspectiva positiva dos mestres que se  chega à concretização dos resultados esperados.” elogiou a gestora.

O Paes é estruturado em três eixos de trabalho: apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte. A premissa do Paes é que o aluno seja visto apenas como aluno da rede capixaba, e não mais da rede estadual ou municipal de ensino, alcançando assim melhorias nos indicadores educacionais por meio de ações pedagógicas conjuntas, aproveitando estrutura única de fornecimento de material estruturado, formação continuada, currículo e avaliação.

Para a coordenadora municipal do Paes em Nova Venécia, a técnica pedagógica da Seme considerou a reunião muito proveitosa. “Um momento ímpar na história da alfabetização do município. As boas práticas compartilhadas comprovam que uma educação pública de qualidade é uma realidade.”, ela ainda destacou a importância do material estruturado o qual os professores usam em sala de aula. “Os livros do Programa são de grande contribuição no processo de alfabetização. As atividades são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e dinamizam o planejamento dos professores” concluiu a servidora.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia presente nos estudos da III Reunião do Núcleo pelo  Pacto da Aprendizagem
A secretária municipal de educação, o prefeito de Nova Venécia, as professoras da rede municipal, a gerente de educação infantil e ensino fundamental da Sedu e a coordenadora municipal do Paes comemorando o sucesso das boas práticas compartilhadas pelo município
Materiais pedagógicos concretos e lúdicos confeccionados pelas professoras da alfabetização de Nova Venécia