Como estava previsto no Calendário Escolar, nesta sexta-feira (04), os profissionais e trabalhadores da educação participaram do segundo dia de formação continuada em serviço, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), que contou com importantes parcerias como do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia, da Faculdade Multivix, da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia(SRE) e de palestrantes convidados.
Durante toda a manhã e a tarde de trabalhos, a secretária municipal de educação percorreu várias unidades de ensino da rede e pôde acompanhar o desenvolvimento do planejamento. “A elaboração do Plano de Ensino, do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e do Plano Educacional Individualizado (PEI) instrumentaliza o professor e garante ao educando o cumprimento dos direitos de aprendizagem previstos na legislação vigente, com pleno acesso, inclusão, equidade, permanência e sucesso escolar, evitando ainda a evasão, a retenção e a distorção de idade/ano/série. A busca por uma educação de qualidade deve ser uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo, por isso, esses dois dias de formação foram organizados para atender a todos os profissionais e trabalhadores do ambiente escolar” explicou a secretária.
Posteriores à análise dos dados das avaliações diagnósticas, as formações do segundo dia, todas no formato presencial, focaram, em sua maioria, na produção dos documentos necessários ao realinhamento, à intervenção pedagógica, em oficinas com atividades práticas, entre outros.
Educação Infantil
Reunidos no CMEI Luzia Alves de Lima, todos professores que atuam na Educação Infantil participaram da palestra “Música e Neurociência”. Segundo a professora da EMCOR Santa Helena “Essa formação está sendo um momento de nos apropriarmos de conhecimentos específicos que serão utilizados na nossa prática docente, compreendendo por meio da Neurociência como a aprendizagem ocorre. Além disso, estamos nos instrumentalizando para utilizar a musicalização na Educação infantil, visando a proporcionar ativação de processos cognitivos e emocionais e consequentemente uma aprendizagem prazerosa e significativa.” conclui a docente.
Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Campo e Cidade
Diretores, supervisores escolares e todos os professores da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais, em seus turnos e respectivas unidades de ensino, construíram seus PIPs para os componentes de língua portuguesa, redação e matemática. Excepcionalmente para os professores do campo das escolas multisseriadas, o mesmo trabalho foi desenvolvido na Seme com a orientação do Departamento Pedagógico e da Coordenação da Educação do Campo.
Como os profissionais da EMEFTI Bairro Altoé trabalham em Tempo Integral, com a assessoria pedagógica foi dada a continuação da formação Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), pela formadora da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia(SRE) que destacou o trabalho da equipe escolar. “Desde de 2016 estou na implantação do ensino em tempo integral, e o maior presente que ganhei nesse município foi o de estar em contato com esse novo modelo de educar. Ontem eu cheguei aqui vi uma equipe motivada. A impressão que eu tive é a de que todo mundo está com o mesmo desejo de aprender e colocar tudo em prática. Foi muito gratificante estar aqui, a forma com que vocês me acolheram aqui foi a de querer. Só de vocês estarem abertos a receber o que eu tinha para passar, foi o melhor acolhimento. Vale a pena continuar com o projeto nessa escola. Essa escola tem tudo para ser um espelho para as outras”, enfatizou a técnica pedagógica do Estado.
Acompanhados pelos diretores e supervisores escolares, todos os professores da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental dos Anos Finais dos componentes de história e ciências dos Anos Iniciais e Finais de língua inglesa, arte e educação física, elaboraram, com a colaboração de um professor formador da rede municipal, o realinhamento das habilidades essenciais e das habilidades de pré-requisitos do Plano de Ensino ao Currículo de Nova Venécia e a nova Organização Curricular, já o componente de geografia dos Anos Finais recebeu a contribuição do professor formador do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia. Os estudos aconteceram na Faculdade Multivix, apenas o componente de ensino religioso, que contou com um professor de história da rede e técnico da Seme, foi realizado na EMEF Adalton Santos.
Educação Especial
No auditório da Seme, professores da educação especial de salas comuns e de salas de recursos multifuncionais, junto à equipe de educação especial da Seme e uma professora formadora da rede, voltaram a discutir a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) e realizaram a formação sobre adaptação de atividades e avaliações. Os temas foram os mesmos do primeiro dia, em turnos inversos, para contemplar os profissionais em seus respectivos horários de trabalho.
Trabalhadores da educação
No auditório da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores escolares da rede fizeram estudos sobre as atribuições da função e práticas do dia a dia, sob a orientação de técnicos administrativos e pedagógicos da Seme.
Com o tema “Práticas diárias e atribuições/função”, a diretora da Associação Beneficente Lar de Abgail falou aos cuidadores da rede sobre a importância desse cargo para desenvolvimento educacional. A formação aconteceu nas dependências da Faculdade Multivix.
Neste segundo dia, os monitores de Transporte Escolar e Motoristas desenvolveram trabalhos voltados para o Relacionamento interpessoal e socioemocional com a colaboração do Setor de Psicologia da Multivix.
A oficina de Preparo da alimentação escolar se repetiu nesta sexta-feira, na cozinha da EMEF Veneciano, para atender os trabalhadores que haviam sido divididos em grupos. Merendeiras e auxiliares de cozinha da cidade foram capacitados pelo Setor de Alimentação Escolar da Seme. Ao final da formação, todos os cursistas receberam o livro com as receitas aprendidas e as orientações dadas.
Também para atender a outra escala de trabalhadores, a técnica em segurança do trabalho da Prefeitura de Nova Venécia voltou a abordar os temas Direitos e deveres; Saúde e doenças ocupacionais; Acidentes de trabalho; Uso de EPIs e sua importância na segurança do trabalho e Manuseio de Produtos químicos. Merendeiras e auxiliares de cozinha das escolas multisseriadas, vigias das unidades de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram dos estudos realizados no auditório da EMEF Veneciano.
Veja a seguir fotos do segundo dia de formação para os professores e profissionais da educação de Nova Venécia:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia