Seminário de Promoção da Igualdade Racial: Descolonizando Saberes, Afirmando Existências Negras

Foto: Vitória Camilo | ASCOM PMNV

No dia 4 de novembro de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Educação – NV, realizou o Seminário de Promoção da Igualdade Racial com o tema “Descolonização dos Saberes e Afirmação das Existências Negras”. O evento, realizado no Auditório do IFES – Campus Nova Venécia, teve como objetivo promover discussões sobre o combate ao racismo e incentivar uma sociedade multicultural e inclusiva.

A abertura foi conduzida pelo Grupo Cultural Acad-Capoeira, vencedor do edital de Diversidade Cultural Fundo a Fundo, que apresentou danças afro-brasileiras, celebrando as tradições e identidades culturais negras. A apresentação envolveu o público, dando início ao seminário com uma homenagem vibrante à riqueza das expressões afro-brasileiras.

A conferência de abertura, intitulada “Os Desafios da Implementação da Lei 10.639/03: O Brasil tem feito a sua lição?”, foi ministrada pela presidente de honra do Instituto Nacional Afro Origem. Ela abordou os avanços e os desafios que o Brasil enfrenta na implementação da lei que exige a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. A fala da presidente reforçou a importância de refletir sobre o impacto das políticas públicas na educação étnico-racial.

Um dos pontos altos foi a mesa-redonda sobre “Descolonização dos Saberes e Afirmação das Existências Negras”, coordenada pela secretária de Cultura e Turísmo de Nova Venécia. O painel contou com a participação da representante da UNEGRO, e equipe da SEDU/ES, que discutiram as práticas educacionais e sociais para afirmar e valorizar identidades negras no contexto brasileiro.

O seminário foi encerrado com um espaço aberto para debate, onde os participantes, incluindo alunos e professores de redes federal, estadual e municipal, puderam expressar suas impressões e compartilhar reflexões sobre os temas discutidos.

A presença ativa de estudantes e educadores revelou a importância de encontros como este para estimular a conscientização e a ação contra o racismo, além de valorizar a diversidade cultural. O evento evidenciou o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, reafirmando a relevância de iniciativas voltadas para a inclusão e o respeito à identidade cultural afro-brasileira.

  LEIA TAMBÉM:

Assessoria de Comunicação | (27) 3752-9016