A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi um dos destaques do evento estadual realizado em Vitória, Espírito Santo, onde a equipe responsável pela execução do serviço apresentou suas experiências e prática profissional sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na última quarta-feira, 13.
A realização foi da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Gerência de Proteção Social Básica, o assessoramento técnico central teve como tema “Ferramentas Metodológicas para a realização dos Percursos no Desenvolvimento das Competências e Utilização do SISC “.
O Facilitador convidado foi o Sr. Mallon Francisco Felipe Rodrigues de Aragão, Coordenador-Geral de Serviços e Programas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social (MDS).
Para a secretária Municipal de Assistência Social, o convite reforça o reconhecimento das iniciativas desenvolvidas no município, promovendo a valorização das práticas de convivência e fortalecimento.
A apresentação foi conduzida pela equipe técnica do SCFV, composta por uma assistente social e um psicólogo, que compartilharam as práticas desenvolvidas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Moacyr Sélia Filho.” Durante a exposição, os profissionais detalharam as estratégias utilizadas para promover o bem-estar social e emocional dos idosos, por meio de atividades que incentivam a participação, a inclusão e o fortalecimento de vínculos comunitários.
“Acreditamos que o fortalecimento dos vínculos entre os usuários e a equipe é fundamental para promover uma ação resolutiva de assistência integral”, explicou a assistente social. “Procuramos integrar ações que respeitem e atendam às necessidades dos participantes, promovendo autonomia e incentivando o desenvolvimento de novas habilidades”, finaliza.
O psicólogo complementou ao detalhar o resultado no bem estar do serviço na saúde mental e na qualidade de vida dos usuários, destacando como o ambiente acolhedor e as atividades criam um espaço de troca e aprendizado mútuo.
A apresentação foi encerrada com a exibição de um vídeo mostrando os trabalhos realizados, trazendo um pouco do cotidiano das atividades, oficinas, e do envolvimento dos usuários nas práticas do SCFV.
Assessoria de comunicação