Supervisores escolares da rede municipal concluem formação em gestão educacional

A Prefeitura de Nova Venécia, na sexta-feira (18), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), encerrou a formação “O papel do pedagogo na gestão escolar. A capacitação é ofertada através do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), pela Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (GERCO), do Governo do Estado.

A maior parte do curso foi realizada a distância com encontros presenciais que aconteceram no auditório da Seme, com a presença de todos os supervisores escolares da rede.

Nos encontros, a formação, dividida em tópicos, tratou de temas como O Pedagogo enquanto Liderança Pedagógica, Gestão Pedagógica a partir de Indicadores,  Rotinas de Planejamento, Observação e Acompanhamento das Aulas e O Pedagogo como Mediador das Práticas Docentes para o uso da Coleção Paes.

Conduzida pela assessora Pedagógica da Seme, Eliane Rossim, a formação contou com momentos de oficinas, de fundamentação teórica e muita troca de experiências. A assessora pedagógica da Seme participou dos encontros de formação para pedagogos em Vitória, para replicar a capacitação de forma presencial a todos os supervisores escolares da rede municipal de ensino de Nova Venécia.

A supervisora escolar do CMEI Luzia Alves de Lima, Delvânia Sperotto, disse que não havia formação específica para supervisor há algum tempo, principalmente inserindo as realidades da educação infantil. “Esta formação conseguiu incluir a educação infantil e o ensino fundamental. Foi uma oportunidade de valorizar nossa profissão e sua importância para o processo de aprendizagem na escola. Sem falar no conteúdo, muito relevante, pois era o que aprendi na prática ou por busca própria e que agora foi reforçado para uma rede inteira, isso é muito valioso, porque não é de vontade individual, ao contrário, porque é papel do pedagogo em geral”, explicou.

A pedagoga disse ainda que os encontros foram dinâmicos, com muita interação dos participantes. “A formadora nos levava a refletir a nossa prática e também a realizar troca de experiências, ajudando a dar ânimo para encontrar saídas e superar da melhor forma possível as dificuldades encontradas no dia a dia na escola. Foi fundamental o enfoque dado à necessidade de parceria entre diretor e supervisor escolar, fazendo com que me sentisse representada nessa formação”, elogiou.

O curso teve duração de quatro meses, com certificação de 80 horas, para os cursistas que tiverem 75% de aproveitamento nas avaliações, além claro, da frequência.