A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi representada através dos técnicos pedagógicos, responsáveis pela educação especial, no VII Seminário Nacional de Educação Especial e no XVIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, aconteceram concomitantemente, no auditório da Universidade do Espírito Santo (UFES), em Vitória.
Com o tema “Mercantilização da Educação Especial: Desmonte, Privatização e Filantropização”, o objetivo central do encontro é a discussão de temas atuais e fundamentais de caráter científico e social em âmbito nacional e internacional, com a participação de profissionais e pesquisadores renomados.
Os subtemas “Mercantilização da educação pública e do trabalho docente”, “Educação Especial: para além da inclusão escolar”, “Formação de professores de Educação Especial nas políticas neoliberais”, “Educação, Educação Especial e os movimentos sociais: questões históricas e atuais”, “Financiamento da Educação Especial e os impactos à educação inclusiva”, “Direito à educação: embates atuais na educação especial”, “Práticas pedagógicas inclusivas na escola comum”, “Educação Especial em debate: bases teóricos – epistemológicas e os desafios da escola na contemporaneidade”, “Educação inclusiva e ensino superior: avanços e desafios”, fizeram parte da programação.
“O seminário é uma excelente oportunidade para a atualização e formação profissional que irão direcionar as ações na perspectiva da educação inclusiva. Pois os temas são fundamentais para fortalecer a defesa e assegurar a garantia de direitos dos estudantes vinculados à modalidade da Educação Especial, lembrando que alunos com deficiência não são da inclusão, são alunos da escola”, pontua uma das técnicas da Seme.
O seminário aconteceu entre os dias 6 a 8 de dezembro e contou com a presença de representantes de vários municípios do Estado.
Ascom | PMNV