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A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dando continuidade à formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia, realizou seu terceiro encontro, nesta terça-feira, 20, com o tema “Diálogo entre a Educação Infantil e a Educação Especial: Um olhar a partir da Perspectiva da formação de Professores.”
Participaram, deste momento, técnicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, pais de alunos, professores, cuidadores, supervisores, diretores das unidades de ensino e representantes da sociedade civil. Os estudos, que estão sendo conduzidos pela professora, contaram com a contribuição da palestrante do dia: a professora de São Mateus, mestra em educação, Keila Cristina Belo da Silva Oliveira, especialista em educação com experiência em educação infantil e educação especial.
A palestrante discorreu sobre o protagonismo da Educação Infantil na Educação Especial e a apropriação do conhecimento para que a educação seja transformadora de vidas. Fizeram parte das discussões também temas como a linguagem infantil, a intencionalidade pedagógica no ambiente escolar e sobre como o tempo livre de brincadeira da criança pode ser o melhor momento de observação e oportunidade de avaliar a criança.
A formação teve como objetivo a reflexão sobre a diversidade humana na perspectiva da inclusão escolar, levando os envolvidos a assumirem uma postura de respeito às diferenças tanto no espaço escolar quanto na sociedade como uma situação que faz parte da vida e não uma situação que impede o convívio social e a aprendizagem, para os princípios da educação inclusiva, em que a escola deve ser concebida como um espaço aberto à diversidade, onde todos os profissionais assumem o comprometimento individual e coletivo, a idealização de uma escola que realiza seus trabalhos de forma aberta e reflexiva, em combate ao preconceito velado, com valorização da diversidade humana.
As orientações defendidas visam a assegurar a promoção de um ensino de qualidade para todas as crianças, tendo a escola como espaço de organização e transformação, no sentido de acolher as diferenças presentes no contexto social e escolar, o que exige dos educadores a adoção de uma prática educativa que contemple a todos, respeitando os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem.
Os estudos seguiram a dinâmica de grupos de trabalhos divididos pelos subtemas: Concepção do Sujeito (na Educação Infantil), Socialização, Papel do Professor, Interação Família/Escola – Concepção de Interação, O Aluno como Sujeito da Escola e Brincadeira, com a intermediação da professora Ariadna e da palestrante Keila e posteriormente foram socializados e consolidados por todos os envolvidos.
A secretária municipal de educação de Nova Venécia disse que a Educação Especial, dentro da Infantil, tem muitos desafios a serem rompidos ainda, desde o educar, ensinar, cuidar ao brincar, mas o maior desafio está nas práticas pedagógicas, nesse quesito, precisamos avançar muito em questões como materiais didáticos pedagógicos, Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contra turno e formação de professores. “Como professora, sei que nossa formação inicial não é suficiente para atender as necessidades pedagógicas da Educação Especial, deixando muitas lacunas, por isso nossa preocupação em ofertar a formação continuada.” concluiu a secretária.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia
Terceiro encontro de Formação em Educação Especial para as Comissões de
Elaboração de suas Diretrizes
Participantes da formação ganhadores dos livros sorteados pela Profª