Todas as escolas municipais receberam recursos federais para instalação de internet

Nesta sexta-feira, 01 de outubro, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), foi contemplada com o valor de R$ 151.923,00 de apoio técnico e financeiro para contratar conectividade para escolas com internet de alta velocidade nas modalidades terrestres e por satélite.

Em agosto, a Secretaria Municipal de Educação, aderiu, através do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec), ao Programa de Inovação Educação Conectada (Piec)  que tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica.

Segundo a secretária municipal de educação, a captação e execução desse recurso aconteceu graças ao grande  desempenho de todas as equipes, tanto da Seme, quanto das escolas. “É importante ressaltar que o Piec não se trata de um programa provisório, pois passa a integrar as novas políticas públicas educacionais previstas na lei de 1º de julho de 2021, recentemente aprovada para atender as metas previstas no Plano Nacional de Educação.”  comemorou a secretária.

Para monitoramento da adesão, o município devia indicar um articulador municipal do programa. A servidora da Seme indicada deu início à demanda colaborando com as unidades de ensino da cidade e do campo na coleta de dados diagnósticos como a relação de empresas operantes na região, custo médio de equipamentos e planos de internet. Numa verdadeira força tarefa e em tempo recorde, todo levantamento foi feito e inserido na plataforma do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Imediatamente, o PDDE abriu, no sistema, para as escolas, o Plano de Aplicação Financeira (PAF), cujo prazo para realização era até 20 de setembro. Mais uma vez, os servidores da Seme, diretores e professores do campo se empenharam para elaboração do PAF, para tanto foram feitas muitas reuniões de orientação para que todos os trâmites saíssem conforme as exigências do Plano.  Nesta sexta-feira, as escolas já contam com o recurso depositado nas contas de seus respectivos Conselhos Escolares.

A partir de agora, as escolas são responsáveis por executar o Plano de Aplicação Financeira realizando orçamentos, adquirindo os planos de internet e equipamentos necessários e fazendo a prestação contas à União para que o recurso se renove todos os anos, visto que se trata de política pública permanente.

Os valores recebidos pelas escolas variam de acordo com o número de alunos declarados do censo escolar.  Das 57 escolas da rede municipal, 45 receberam R$ 2.451,00; 09 escolas receberam R$ 3.328,00 e 03 receberam R$ 3.892. A educação está comemorando esta que é uma grande vitória para o município.

O Prefeito de Nova Venécia considerou a rápida ação da pasta da Educação como muito eficiente. “Ressaltamos a importância do regime de colaboração com o governo federal para o desenvolvimento da educação, sobretudo nesse momento em que a conectividade é uma necessidade para o fortalecimento da aprendizagem e parabenizamos a equipe da Secretaria de Educação e das escolas pelo empenho e dedicação.” avaliou o chefe do poder executivo.