A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou, nesta sexta-feira (01), a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – aos trabalhadores braçais, pedreiros, pintores, eletricista e carpinteiro.
Foram adquiridos luvas, abafadores, capacete, óculos, bota, protetor solar, macacão de segurança, um investimento de quase R$ 100 mil reais. Os equipamentos foram entregues de acordo com a função de cada servidor.
Uma capacitação, ministrada por dois técnicos de segurança do trabalho da Prefeitura, também foi ofertada aos trabalhadores. O uso correto de cada equipamento e sua importância foi a temática abordada.
“Nosso objetivo é orientar e treinar sobre o uso, a guarda e a conservação dos Equipamentos de Proteção Individual, a fim de manter um ambiente de trabalho mais seguro”, ressaltou a técnica de segurança.
Os EPIs são utilizados contra possíveis riscos que ameaçam a saúde ou a segurança do trabalhador durante o exercício de sua atividade laboral. A aquisição gratuita do EPI é assegurada pela NR-6 do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina que o empregador forneça os equipamentos e oriente seus funcionários quanto à utilização destes. Mas esta mesma norma também expõe que são responsabilidades do empregado a utilização e conservação do EPI, bem como o cumprimento das orientações de uso.
A abertura da capacitação foi pela pela secretária e pelo subsecretário municipal de educação. Os gestores enalteceram os serviços prestados pelos trabalhadores e a importância de cada um para o resultado positivo de cada ação na secretaria.
“A entrega dos EPIs é resultado da nossa preocupação com a saúde e segurança dos nossos servidores. Tudo isso está sendo possível com o apoio do prefeito, e na oportunidade fica nosso agradecimento a ele”, disse a secretária.
A Secretaria Municipal de Educação conta hoje com 18 trabalhadores braçais, 6 pedreiros, 2 pintores, 1 eletricista e 1 carpinteiro.
Assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Venécia