Vacinação animal teve grande adesão da população Veneciana

Foto divulgação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia

Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Saúde do município realizou no último sábado o dia “D” da campanha da Vacinação Antirrábica. A vacinação aconteceu durante todo o dia em vários pontos da sede do município. O principal objetivo é manter os animais longe do vírus causador da doença.

Para a o secretário de saúde do município a vacinação teve uma boa adesão da população. Ao todo foram vacinados 4.404 (quatro mil quatrocentos e quatro) animais, sendo 3.586 (três mil quinhentos e oitenta e seis) cães e 818 (oitocentos e dezoito) gatos.

Os bairros que tiveram os maiores números de animais vacinados foram o Bairro Aeroporto, seguido do Bairro Monte Castelo, Bairro Bonfim e o Bairro Rúbia. A vacinação animal ainda está acontecendo na unidade de saúde “Ângelo Piassarolli” até o dia 28 de outubro, acontece pelo portal lateral da unidade, das 8 da manhã até o meio-dia.

No interior de Nova Venécia a vacinação está ocorrendo desde o início do mês de setembro e a previsão é de que continue até meados de dezembro. Ao todo, mais de sete mil animais já foram.

A doença
A raiva animal é uma doença causada por um vírus, ela ataca diversos animais e, também, o homem. Os principais transmissores da doença nas áreas urbanas são os cães, os gatos e os morcego.

Quando contaminado o animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente.